Suporte IslamQA

Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.

Como os empresários desenvolvem confiança em Allah

03-06-2024

Pergunta 128891

Quero saber como desenvolver confiança em Allah ao fazer negócios.

Resumo da Resposta:

Os empresários muçulmanos podem desenvolver confiança em Allah ao: • Acreditar que Allah já atribuiu provisões às pessoas, e Ele decretou isso desde sempre. • Cortar qualquer relacionamento com qualquer pessoa que não seja Allah. • Apegar-se a Allah enquanto toma medidas apropriadas e se esforça para ganhar a vida. • Pensar positivamente em Allah e voltar-se para Ele em súplicas, implrezando e pedindo a Ele.

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Depositar a confiança em Allah ao se esforçar para alcançar o que se necessita é um dos sinais da fé de uma pessoa. É muito importante confiar em Allah quando se esforça para ganhar a vida.

Abu Hatim ibn Hibban (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“O que é exigido do homem inteligente é depositar continuamente a sua confiança n’Aquele que garantiu a provisão, porque depositar a confiança em Allah é a base da fé e o resultado da afirmação da Sua Unicidade. É o meio que leva à eliminação da pobreza e garante a paz de espírito. Ninguém jamais deposita sua confiança em Allah, Glorificado e Exaltado seja, com total sinceridade – na medida em que para ele, Allah, que garantiu apoiá-lo, é mais confiável do que aquilo que ele tem em suas próprias mãos – sem que Allah jamais permita que ele precise da ajuda de outras pessoas, e sua provisão lhe chegue de onde nem se esperava.” (Rawdat Al-’Uqala’ wa Nuzhat Al-Fudala’, pág. 155)

No que diz respeito a como desenvolver confiança em Allah ao fazer negócios, o indivíduo deve prestar atenção ao seguinte:

Abu Hatim ibn Hibban (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“O homem inteligente percebe que as parcelas da provisão já foram decididas e Allah, o Altíssimo, que é fiel à Sua promessa, garantiu que a disponibilizará aos Seus servos no momento em que eles precisarem. Esforçar-se para obter o que Ele garantiu não é a atitude de pessoas resolutas, exceto no caso de alguém que acredita no fundo do seu coração que, mesmo que não se esforce por aquilo que busca, a sua provisão virá até ele de onde não se esperava." (Rawdat Al-’Uqala' wa Nuzhat Al-Fudala' pág. 155)

Abu Hatim ibn Hibban (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Colocar a confiança em Allah significa não confiar em nenhum ser criado e mostrar humildade para com Allah, que é capaz de mudar a situação de alguém.

Uma pessoa pode ser rica em termos de acumulação mundana, mas ela deposita sua confiança sincera somente em Allah, de modo que a pobreza ou a riqueza são todas iguais em seu ponto de vista e ela não vê diferença entre estas, então, quando está bem de vida ela fica grata e quando está pobre, também está contente. Outro homem pode não possuir nada neste mundo, não importa o quanto tente, e ele não deposita sua confiança em Allah, de modo que tornar-se rico é mais desejado para ele do que a pobreza, e quando ele é pobre, não está satisfeito com sua situação, mas quando está bem de vida, não fica grato por isso." (Rawdat Al-’Uqala' wa Nuzhat Al-Fudala', pág. 156)

Entre as evidências de que confiar em Allah também inclui tomar medidas apropriadas está o relato narrado por Abu Tamim Al-Jaishani (que Allah tenha misericórdia dele), que disse: Eu ouvi ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) dizer: Eu ouvi o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) dizer: “Se tu confiasses em Allah como deveria, tu receberias provisões como os pássaros: eles saem com fome pela manhã e voltam com a barriga cheia à noite.” (Narrado por At-Tirmidhi 2344 e Ibn Majah 4164; classificado como autêntico por Al-Albani em Sahih At-Tirmidhi)

Ibn Kathir (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Tomar medidas para ganhar a vida não contradiz a colocar a confiança em Allah – e ele citou o Hadith: “Se tu confiasses em Allah como deveria…” – Este Hadith mostra que os pássaros saem de manhã para buscar sua provisão e voltam à noite, apesar de sua confiança em Allah, glorificado e exaltado seja, pois Ele é quem cria oportunidades, facilita as coisas e cria meios e medidas." (Tafsir Ibn Kathir, 8/179 )

Shaikh Al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“O coração do indivíduo deve confiar em Allah, não nos meios ou medidas, e Allah facilitará para ele as medidas que ele possa tomar para corrigir sua condição neste mundo e no outro.” (Majmu’ Al-Fatawa, 8 /528)

Shaikh ‘Abd Al-’Aziz ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“A confiança em Allah combina duas coisas, a primeira delas é: confiança em Allah e crença que Ele é o Criador dos meios e medidas, que Seu decreto inevitavelmente acontecerá, e que todas as coisas estão de acordo com Seu decreto, pois Ele, Glorificado e Exaltado seja, escreveu tudo isso e nada é omitido.

A segunda coisa é tomar as medidas apropriadas, pois não tomar medidas é contrário à confiança em Allah. Na verdade, a confiança em Allah combina a tomada de medidas apropriadas com a confiança em Allah, e aquele que não toma medidas vai contra os ensinamentos islâmicos e a razão." (Fatwa Ash-Shaikh Ibn Baaz, 4/427)

Veja o resto das palavras dos dois Shaikhs, e mais detalhes sobre esta questão, nesta resposta: Como superar o medo de perder os meios de provisão.

Shaikh Al-Islam (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“Aquele que está preocupado com a questão da provisão deve recorrer a Allah quanto a isso e invocá-Lo, pois Allah, Glorificado seja, disse, através da narração de Seu Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele): “Todos vós estais com fome, exceto aquele a quem Eu alimento, então buscai o alimento Comigo e eu vos alimentarei, ó meus servos. Todos vós estais nus, exceto aquele a quem Eu visto, então pedi-Me para vesti-los, e Eu vos vestirei”. (Narrado por Muslim)

Para uma discussão aprofundada do Shaikh Al-Islam Ibn Taimiyah (que Allah tenha misericórdia dele), consulte a seguinte resposta: Quais são os melhores campos de trabalho, emprego ou comércio?

E Allah sabe mais.

Transações comerciais e financeiras As Boas Condutas
Veja o site Islam Perguntas e Respostas