Suporte IslamQA

Por favor, contribua generosamente para garantir a continuidade do nosso site InshaAllah.

Assassinato é um dos mais graves dos pecados maiores

05-09-2019

Pergunta 10923

Participei de um assassinato, mas não fui pego por este crime. Quero expiar meu pecado. Será que Allah aceitará meu arrependimento sem que eu me entregue à polícia?

Texto da resposta

Todos os louvores são para Allah.

Assassinato (matar uma pessoa deliberadamente), se a vítima é crente, é um dos piores pecados dentre os pecados maiores, porque Allah diz (interpretação do significado):

“E quem mata um crente, intencionalmente, sua recompensa será a Gina; nela será eterno, e Allah irar-Se-á contra ele, e amaldiçoá-lo-á e preparar-lhe-á formidável castigo.”

[al-Nissa’ 4:93]

E foi narrado que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:

“Um homem continuará a ser sadio em sua religião, desde que não derrame sangue que é proibido derramar.”

Se você matou um crente deliberadamente, então há três direitos que estão relacionados a isso: os direitos de Allah, os direitos da vítima e os direitos dos parentes mais próximos da vítima.

Com relação aos direitos de Allah: se você se arrepender sinceramente com seu Senhor, então Allah aceitará seu arrependimento, porque Ele diz (interpretação do significado):

“Dize: ‘Ó Meus servos (‘Ibaadi), que vos excedestes em vosso próprio prejuízo, não vos desespereis da misericórdia de Allah. Por certo, Allah perdoa todos os delitos. Por certo, Ele é O Perdoador, O Misericordiador.’" [az-Zumar 39:53]

No que tange os direitos da vítima, ela não está viva, então não há condições de consertar as coisas com ela. A questão tem que esperar até o Dia da Ressurreição, ou seja, o acerto de contas contigo em nome da vítima ocorrerá no Dia da Ressurreição. Mas eu espero que, se o seu arrependimento estiver correto e for aceito por Allah, Ele compensará a vítima com o que desejar de Sua recompensa até que ela esteja satisfeita, e você, salvo.

Com relação aos direitos dos familiares da vítima, que é o terceiro direito, você não pode ser absolvido disso até que se entregue a eles. Portanto, você tem que se entregar aos parentes mais próximos da vítima, e dizer a eles que você é o assassino, então eles têm a escolha. Se eles quiserem, poderão exigir vingança, se as condições do qasas forem satisfeitas; ou se eles quiserem, podem tirar o diyah (dinheiro de sangue) de você; ou se eles quiserem, podem te perdoar.

Os Crimes
Veja o site Islam Perguntas e Respostas